FECHAR
CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:
1) Curso de Formação de Missionários Clique Aqui
2) Curso de Qualificação MinisterialClique Aqui
3) Curso Básico em Teologia - Clique Aqui
4) Curso de Secretariado para Igrejas Clique Aqui
5) Capacitação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
6) Curso Avançado de Escatologia Bíblica - Clique Aqui

ESTUDE A BÍBLIA À DISTÂNCIA
CLIQUE AQUI
 

1. Definição
Tipo (gr. typos, "golpe ou marca deixada por um golpe; padrão ou impressão") é uma representação dupla em ação, em que o literal representa, de modo intencional e planejado, o espiritual.

O tipo é, portanto, a impressão divina da verdade espiritual sobre um elemento, pessoa ou objeto literal. Corretamente compreendida e avaliada, a tipologia oferece uma prova valiosa da inspiração divina. Na realidade, trata-se do programa redentor dos séculos, habilmente entretecido pelo próprio Deus na trama e na urdidura das Escrituras.

2. Extensão

As Escrituras não são, em sua totalidade, igualmente tipológicas. Elas oferecem suas próprias indicações das passagens que permitem interpretação tipológica. Hebreus, no NT, testemunha da qualidade tipológica concentrada do Pentateuco e de Josué. Em 1Coríntios 10.11, Paulo oferece uma base neotestamentária para a rica tipologia do Pentateuco: "Tudo isso lhes aconteceu como exemplo e foi escrito como advertência para nós, sobre quem os fins dos tempos já chegaram". [gr. tupikos, tipicamente ou como tipos] Os intérpretes modernos devem ter cautela para não ultrapassar o programa tipológico das próprias Escrituras.


3. Propósito

A tipologia, como inserção dos propósitos de Deus nas Escrituras, é um meio de fazer com que a Palavra de Deus seja relevante para todos os séculos e situações. Uma vez que Jesus Cristo é o centro constante de todas as Escrituras, sua pessoa e obra são divinamente calcadas sobre ela em tipos, símbolos e profecias.

4. Variedade de tipos

(1) Pessoas típicas, tais como Caim, um tipo do homem natural, destituído de qualquer senso adequado de pecado ou de expiação (Gn 4.3; 2Pe 2.1-22; Jd 11). Abel, em contraste, é um tipo do homem espiritual cujo sacrifício de sangue (Gn 4.4; Hb 9.22) evidencia sua culpa pelo pecado e sua confiança num substituto. Assim também, muitos outros santos do AT são tipos de algum aspecto do Messias ou de alguma fase de redenção.

(2) Eventos típicos incluem o dilúvio, o êxodo, a peregrinação no deserto, a providência do maná, a serpente de bronze, a conquista de Canaã.

(3) Instituições típicas incluem o ritual levítico, em que existe uma concentração de tipologias. Por exemplo, todo o ritual levítico em que cordeiros ou outros animais eram sacrificados para expiar pecados (Lv 17.11) prefigurava o Cordeiro de Deus (Jo 1.29; Hb 9.28; 1Pe 1.19). A páscoa (Lv 23) retratava Cristo, nosso Redentor (1Co 5.6-8).

(4) Ofícios típicos incluem profetas, sacerdotes e reis. Por exemplo, Moisés, como profeta, era um tipo de Cristo (Dt 18.15-18; Jo 6.14; 7.40).

(5) Fatos típicos incluem a experiência de Jonas com o grande peixe, um tipo profético do sepultamento e ressurreição do Senhor (Mt 12.39).

5. Tipo como profecia

A tipologia tem sido considerada uma espécie de profecia. Isso é verdade, mas o conteúdo típico talvez não seja conhecido na época em que o tipo surge. Boa parte dos tipos do AT refere-se a fatos e verdades relacionados com um período que não foram revelados às testemunhas do AT (Mt 13.11-17). Pode-se afirmar que esse período, conhecido entre nós como a Era da Igreja, ainda que encoberta para os profetas do AT, foi projetada nas instituições, pessoas e objetos do AT mediante a autoria onisciente do Espírito Santo. Por esse motivo, os rituais, as instituições e as experiências do AT interessam aos santos do NT, tendo um valor instrutivo para eles. Esse fato, devidamente compreendido e avaliado, é uma prova maravilhosa da autoria divina das Escrituras, tornando-a prática e atemporal em suas instruções e relações cotidianas.
SAIBA MAIS: O tipo bíblico

Divulgação: www.escolabiblicaecb.com.br | Fonte: Manual Bíblico Unger.1ª Edição de 2006 – Ed. Vida Nova

Receba Estudos Bíblicos, Lições Dominical e Novidades! É Grátis. Digite seu E-mail e  clique em Enviar:


Em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação.

 
Top